Ads 468x60px

Pages

30 de mai. de 2011

Frango Grelhado com tomate farci

Uma comidinha falsamente light, mas que não deixasse de ser leve.
Então resolvi fazer um frango grelhado ao molho de azeitonas e tomate farci.
Minha mãe me trouxe uma manteiga de garrafa lá de Natal então substitui a manteiga sem sal por ela.
Visualmente parece que o prato vai ficar seco, mas como o tomate não seca e tem o molho do frango, fica ótimo.
Eu comecei as preparações pelo inverso. Mas já deixo a dica, comece pelo frango, pois assim o tomatinho fica mais tempo emborcado perdendo uma águinha.

Frango grelhado

2 peitos de frango com 220g aproximadamente 
Azeite (Azeite Francês para Pizza CASINO)
Sal

O frango eu usei dois pedaços de filé de peito com aproximadamente 223g cada um. Eles ficam filés altos e suculentinhos. Em uma frigideira grande (que caibam os dois frangos e sobre espaço) coloque um fiozinho de azeite e deixe aquecer. Cuidado para não queimar esse azeite. Depois de aquecido, coloque os dois peitos de frango deixando um espaço de 3 cm de distancia um do outro para depois facilitar na hora de virá-los.
Quando o lado do frango estiver branquinho, vire o frango sem espetá-lo. Use uma espátula, uma pinça... E repita o mesmo procedimento até que fique branquinho. Para selar as laterais, pegue com uma pinça e vá encostando a parte crua na frigideira quente. Quando todas as partes estiverem seladas, deixe os filés cozinhando por dentro.
Como os filés são altos e até agora não colocamos nada de tempero, dê um corte leve sem dividi-los para poder temperar por dentro. Sal e pimenta a gosto e sele essa parte que ficou aberto.
Para finalizar, coloquei os dois filés em uma forma e coloquei no forno. Esse processo garante que ele vai terminar de cozinhar por dentro.

Tomates farci
2 tomates médios
Recheio
1 xícara de chá de farinha de mandioca
½ cebola picada (brunoise)
50g de lingüiça calabresa (fatias finas e em 4)
1 colher de sopa de manteiga de garrafa
½ colher de chá de sal

Modo de preparo
Tire a parte de baixo do tomate, mas bem fininha que é apenas para ele ficar firme na forma. Depois corte a “tampinha” com 1,5cm de altura.
Para tirar o miolo e as sementes, passe uma faquinha dessas com serrinha nas extremidades cuidando para não chegar no fundo do tomate. Eu faço assim: corto as extremidades, depois encaixo os dedos pela parte que ficam as sementes e giro o tomate segurando firme essa outra parte e prontinho. Depois só passar uma colher para retirar o resto do suco com as sementes e pronto.
Emborque o tomate em um prato para escorres mais um pouco da água do tomate.
Para fazer a farofa aqueça a manteiga, sem deixar queimar, coloque a calabresa, a cebola e deixe dar uma refogada. Coloque a farinha de mandioca e o sal e deixe dar aquela douradinha na farinha e reserve.
Recheando os tomates
Coloque a farofa nos tomates, e tampe. Leve ao forno junto com os filés para que ambos fiquem prontos juntos.

Molho Azeitona
¼ de cebola picada, 8 azeitonas sem caroço e picadinhas, óleo de canola, 6 colheres de creme de leite e uma fatia de queijo mussarela. Na mesma frigideira que preparei o frango, sem lavá-la, coloque o óleo para refogar a cebola e a azeitona. Em seguida coloque o creme de leite, e por último o queijo. Sirva acompanhando o frango.

16 de mai. de 2011

Tomatinho confit e panqueca de beterraba

Eu queria um pouco de cor no almoço e algo que não me desse muito trabalho. Pensei logo nos tomatinho confit e na panqueca colorida que vi lá no Dedo de Moça. E não é que deu certo? Claro, tive de substituir alguns ingredientes (o tomilho por manjericão), mas no fim das contas tudo ficou uma delícia!

Tomatinho confit
500g de tomate cereja ou sweet grape
1/2 cabeça de alho descascado e inteiro
1 ½ xícaras (chá) de azeite de oliva extra virgem
5 ramos de tomilho fresco (usei manjericão)
1 colher (sopa) de açúcar
Pimenta do reino moída na hora e sal a gosto

Em um refratário de vidro coloque os tomates higienizados, os dentes de alho e os ramos de tomilho.
Regue com azeite, tempere com sal, pimenta e o açúcar refinado.
Asse em fogo baixo (180°C) por 2 horas, mexendo de vez em quando.

E enquanto os tomatinhos assavam, já que são duas horas de forno, aproveitei para colocar a faxina em dia e pensar no que faria para acompanhá-los. Panqueca colorida!

Panqueca colorida
250ml de leite integral
100g de farinha de trigo
10g de açúcar refinado
40g de manteiga derretida
1 ovo
1 beterraba cortada em cubos médios (pequena)
ou
2 xícaras (chá) de espinafre cozido
ou
1 cenoura cortada em cubos médios
Sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando a manteiga derretida por último. Bata mais um pouquinho para a manteiga incorporar. Em uma frigideira untada com manteiga faça as panquecas (tente não fazê-las muito grossas) em fogo médio.
Optei por fazer a rosinha com beterraba. Super simples, só picar a beterraba e pronto!
Pro recheio fiz um curry de legumes bem simplesinho!

9 de mai. de 2011

Macarrão integral com shimeji, brócolis e muffin com farinhas de quinoa

Essa semana resolvi fazer tudo integral. Eu sei, essas coisas naturebas às vezes são bem chatas, mas tentei deixar mais charmoso. O ruim foi só que na foto do macarrão pronto o shimeji ficou parecendo feijão. Mas ok, estava uma delícia! Ah, e os bolinhos foram feitos sob encomenda (minha primeira encomenda!). Fiz sem açúcar e sem trigo. Mas ficou bom! Até me perguntaram se era árabe!

Brócolis refogado
1 maço de brócolis
Alho desidratado
- Super simples. Só cortar o brócolis, cozinhar, escorrer e refogar no alho.

Macarrão integral com shimeji
Macarrão integral
200g de shimeji
Cebolinha
Shoyu
Sal
Azeite
1 colher (sopa) de mantega
- Ferver a água com sal, cozinhar o macarrão e escorrer (você que escolhe se dá ou não o choque térmico). Enquanto a água do macarrão começa a ferver, limpe o shimeji, corte e leve ao forno em um recipiente tampado (pode ser com papel alumínio) com shoyu e a cebolinha picada. Uns 20 minutos está bom. Depois coloque um pouco de mantega e misture bem. Daí é só colocar o o molho em cima do macarrão.
Obs.: Ok, devo confessar que meu macarrão quebrou. Merda! Da próxima vez faço com mais cuidado. Nunca tinha comido massa integral, achei bem gostosa, mas demora um pouco mais para cozinhar.

Muffin de quinoa com passas e aveia
1 xícara e 1/3 de farinha de quinoa (se quiser pode diminuir um pouco a quantidade de quinoa e usar um pouco de farinha de trigo normal ou integral)
1 ovo
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de óleo
Essência de baunilha
Passas
Aveia
1/2 xícara de tal e qual ou outro adoçante culinário
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de canela
- Misture de leve todos os ingredientes secos. Em uma outra vasília misture bem o leite, o ovo, a essência de baunilha e o óleo. Em seguida coloque essa mistura nos ingredientes secos e misture de leve. Coloque nas forminhas e na assadeira de muffins, leve ao forno por 15-20 minutos. Faça o teste do palito e veja se sai sequinho. E pronto!

1 de mai. de 2011

Lasanha de Berinjela e Muffin de Limão


Duas receitinhas simples pro meu almoço de sábado. Eu ia fazer um macarrãozinho ao pesto, mas rolou um imprevisto e acabei fazendo uma carbornara na sexta-feira à noite na casa de amigos. Pra equilibrar a receita pesada, resolvi fazer algo mais ou menos leve, uma lasanha de berinjela.

Eu até hoje tenho um pouco de dificuldade com o "j" ou "g" da berinj(g)ela. Acho que há as duas formas, mas ok, vamos para a lasanha? É super simples. Na verdade não é lasanha, pois não vai massa alguma. É algo como fatias de berinjela com molho de tomate e queijo.

Lasanha de Berinjela
1 ou 2 berinjelas
Cebola
Alho
Molho de tomate
Tomate
Queijo
Pimenta, manjericão e outras ervas
Sal

Lave bem as berinjelas. Descasque-as se quiser. Fatie e doure no levemente no azeite e reserve (adoro esse "reserve". É como se deixasse ali os ingredientes descansando!). Para o molho, optei por pegar um pronto e complementar. Então despeje um lata de molho de tomate numa panela e leve ao fogo. Coloque sal, pimenta, ervas e o que mais quiser. Prove e veja se precisa de mais alguma coisa. Despedacei meia ricota no molho só pra dar mais um gostinho. Numa travessa coloque as fatias de berinjela, queijo e vá alternando. Despeje o molho e leve ao forno por uns vinte minutos. As berinjelas ficam macias.

E para a sobremesa eu queria fazer muffins de banana, mas elas estavam muito verdes no verdurão. Pra não inovar muito, fui nos limões.

Muffins de limão
2 xícaras de farinhas de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 ovo
1 colher (chá) bem cheia de fermento
1 pitada de sal
Suco de dois ou três limões
Essência de baunilha
2 colheres (sopa) de óleo

Misture os ingredientes secos, mas não muito (o fermento é sempre danado!). Em outra tigela, misture os ingredientes líquidos e o ovo. Bata bem. Misture de leve os secos nos molhados (Só lembrei do Ney Matogrosso!) e coloque nas forminhas de papel. Leve ao forno na forma de muffins por uns 15 a 20 minutos (faça o teste do palito/faca pra ver se estão sequinhos). Deixe-os descansar um pouquinho e pronto!