Ads 468x60px

Pages

18 de set. de 2007

Ê baiana!

Desde menininha eu adorava passear na feira de artesanato mais tradicional de minha cidade e era de praxe me deliciar nas barracas de comidas das Baianas. Elas, todas rendadas e com colares de contas, preparavam coisinhas como acarajés, tapiocas, abarás e cuscuzes (cruzes!) de tapioca. Pra mim, o cuscuz de tapioca sempre foi um pecado de lamber os beiços e ainda menina aprendi a fazer meu próprio cuscuz de tapioca. Hoje mais velhinha, percebi que minha memória não anda tão boa. O dia que postei o post do nosso samba furado, esqueci de falar que fiz meu cuscuz de tapioca e que ele deu muito certo mas foi pouco apreciado depois de tanta batata (não cabia mais nada nas barrigas). Prova de que o santo é forte e se a gente ganhou batata em excesso, também ganhamos um cuscuz docinho. Agora, mão na caneta pra anotar a receitinha e rodar a baiana:

Cuscuz de Tapioca

- 500 gr de farinha de tapioca
- 300 ml de leite de coco
- 600 ml de água
- 2 a 3 colher(es) (sopa) de açúcar
- 1 colher(es) (chá) de sal
- 1 pacote de côco ralado

Acrescente 600 ml de água no leite de côco (se prefirir, substitua a água por leite). Adicione o açúcar e o sal misturando bem e por último, a tapioca e o côco. Coloque tudo em um pirex ou forma e deixe de repouso por aproximadamente 4 horas.

Simples né? E na hora de servir experimente cubrir cada porção com leite condensado. E salve a Erêzada!

0 comentário(s):