Ads 468x60px

Pages

30 de mai. de 2011

Frango Grelhado com tomate farci

Uma comidinha falsamente light, mas que não deixasse de ser leve.
Então resolvi fazer um frango grelhado ao molho de azeitonas e tomate farci.
Minha mãe me trouxe uma manteiga de garrafa lá de Natal então substitui a manteiga sem sal por ela.
Visualmente parece que o prato vai ficar seco, mas como o tomate não seca e tem o molho do frango, fica ótimo.
Eu comecei as preparações pelo inverso. Mas já deixo a dica, comece pelo frango, pois assim o tomatinho fica mais tempo emborcado perdendo uma águinha.

Frango grelhado

2 peitos de frango com 220g aproximadamente 
Azeite (Azeite Francês para Pizza CASINO)
Sal

O frango eu usei dois pedaços de filé de peito com aproximadamente 223g cada um. Eles ficam filés altos e suculentinhos. Em uma frigideira grande (que caibam os dois frangos e sobre espaço) coloque um fiozinho de azeite e deixe aquecer. Cuidado para não queimar esse azeite. Depois de aquecido, coloque os dois peitos de frango deixando um espaço de 3 cm de distancia um do outro para depois facilitar na hora de virá-los.
Quando o lado do frango estiver branquinho, vire o frango sem espetá-lo. Use uma espátula, uma pinça... E repita o mesmo procedimento até que fique branquinho. Para selar as laterais, pegue com uma pinça e vá encostando a parte crua na frigideira quente. Quando todas as partes estiverem seladas, deixe os filés cozinhando por dentro.
Como os filés são altos e até agora não colocamos nada de tempero, dê um corte leve sem dividi-los para poder temperar por dentro. Sal e pimenta a gosto e sele essa parte que ficou aberto.
Para finalizar, coloquei os dois filés em uma forma e coloquei no forno. Esse processo garante que ele vai terminar de cozinhar por dentro.

Tomates farci
2 tomates médios
Recheio
1 xícara de chá de farinha de mandioca
½ cebola picada (brunoise)
50g de lingüiça calabresa (fatias finas e em 4)
1 colher de sopa de manteiga de garrafa
½ colher de chá de sal

Modo de preparo
Tire a parte de baixo do tomate, mas bem fininha que é apenas para ele ficar firme na forma. Depois corte a “tampinha” com 1,5cm de altura.
Para tirar o miolo e as sementes, passe uma faquinha dessas com serrinha nas extremidades cuidando para não chegar no fundo do tomate. Eu faço assim: corto as extremidades, depois encaixo os dedos pela parte que ficam as sementes e giro o tomate segurando firme essa outra parte e prontinho. Depois só passar uma colher para retirar o resto do suco com as sementes e pronto.
Emborque o tomate em um prato para escorres mais um pouco da água do tomate.
Para fazer a farofa aqueça a manteiga, sem deixar queimar, coloque a calabresa, a cebola e deixe dar uma refogada. Coloque a farinha de mandioca e o sal e deixe dar aquela douradinha na farinha e reserve.
Recheando os tomates
Coloque a farofa nos tomates, e tampe. Leve ao forno junto com os filés para que ambos fiquem prontos juntos.

Molho Azeitona
¼ de cebola picada, 8 azeitonas sem caroço e picadinhas, óleo de canola, 6 colheres de creme de leite e uma fatia de queijo mussarela. Na mesma frigideira que preparei o frango, sem lavá-la, coloque o óleo para refogar a cebola e a azeitona. Em seguida coloque o creme de leite, e por último o queijo. Sirva acompanhando o frango.

0 comentário(s):